quinta-feira, 4 de novembro de 2010

:: Importancia para o homem '



   Os fungos são muito importantes para a humanidade pois eles servem para: criação de remédios,testar a eficácia de produtos químicos, são ultilizados para produção para alimento e bebidas e sua principal função na natureza é a decomposição, papel importante para equilíbrio de todos os ecossistemas.
  Além de úteis para a natureza, os fungos são, como vimos, úteis para homem.Todos conhecem a pencilina e outros antibióticos. Essas substancias são produzidas por alguns tipos de mofo ( fungo microscópio ) e tem a propriedade de destruir bactérias e outros microrganismo causadores de varias moletias graves. Isso sem falar dos levedos, fungos indispensáveis a produção de pão, vinho e cerveja. E nos fungos comestíveis, que vem ganhando mercado no Brasil. Alguns como agáricocampestel, podem ser cultivadas em qualquer época do ano.

  Micotoxinas são substancias químicas tóxicas produzidas por fungos. Na sua ação de decomposição dos alimentos, os fungos são capazes de produzir metabólicos secundários, não essenciais para sua manutenção primaria, mas capazes de atingir outras espécies.Micotoxinas úteis ao homem pelo menos três micotoxinas conhecidas são substancias grande ultilidade ao homem: a penicilina, descoberta por Alexandre Fleming ( 1928), produzida pelo Penicillin chrysogenum ( ou P.notatun) foi uma grande descorberta da medicina no combate as infecções bacterianas.
Muitos fungos são comestíveis e ulltilizados na alimentação humana. É o caso dos cogumelos como o Champigon e o Shitake.

  Certos cogumelos são ultilizados com fins terapêuticos em medicinas tradicionais, como acontece na medicina tradicinal Chinesa. Entre os cogumelos medicinais nataveis, e com uma história de uso bem documentada, inclui-se Agaricus belazei, Ganoderma Lucidum e Cordyceps Sinensis. As pesquisas indentificaram compostos produzidos por estes e outros fungos os quais tem efeitos bilogicos inibidores contra vírus e células cancerosas . Metabolicos espeficos  como polissacarideo  - k, erigotamina e antibioticos belactâmicos, são usados de modo rotineiros em medicina clinica. O cogumelo Shiitake é uma fonte de lentinano, uma droga clinica aprovada para ultilização em vários países incluindo o Japão, em tratamentos Ongologicos. Na Europa e no Japão, o polissacarídeo - k um químico obtido de Trametes Versicolos,  é uma adjuvante aprovado em terapia Oncologica.
  Há muitas outras espécies de cogumelos que são colhidas no estado silvestre, que para consumo pessoal e para  venda comercial.Os fungos são muitos ultilizados na produção industrial de produtos químicos como os acido cítricos, glucomico,  láctico e málico, antibióticos, e até gangas deslavadas. Os fungos são também fontes de enzimas industriais, como nas lípases usadas em detergentes bilogicos, amilases, celulases, invertases, proteases e xilanases. Algumas espécies, mais particulamente cogumelos do gênero Psilocybe , são ingeridos pelas suas propriedades piscadelicas, tanto recreativamente como religiosamente.

8 comentários:

  1. muito bem escrita e da pra entender o assunto totalmente

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da forma como organizaram e produziram os tópicos.

    Completo, como o outro tópico que eu comentei.

    ''Algumas espécies, mais particulamente cogumelos do gênero Psilocybe , são ingeridos pelas suas propriedades piscadelicas, tanto recreativamente como religiosamente.''

    Quero deixar uma observação aqui, para as pessoas que acham que pode comer qualquer cogumelo... pois é, não pode. Alguns são venenosos e podem sim matar.

    Outra coisa, alguns dizem que para saber se um cogumelo é venenoso, basta cozinha-lo com um objeto de ouro ou prata pura, se ficasse preto,
    é porque é venenoso. Isso está extremamente errado. O objeto fica escuro por causa de uma substancia que é expelida de qualquer cogumelo ''vencido'',
    Ou seja, alguem pode comer um cogumelo venenoso apenas porque ele estava em bom estado.
    fica aqui essa dica importante.

    ResponderExcluir
  3. COMENTÁRIO:
    Os fungos não causam só doenças,mas são beneficiais para o homem.Como é mostrado no blog,os fungos servem para a fabricação de remédios,antibióticos,que servirão para combater as doenças que as pessoas têm.O antibiótico mais conhecido é a Penicilina.Além dos fungos servirem para a fabricação de remédios que são indispensáveis para os homens,pois sem os remédios,as doenças poderiam se agravar mais rapidamente,os fungos servem também para a produção de alimentos.Existem também os cogumelos que são importantes para o uso medicinal e para o uso comercial.Essas observações são importantes para que as pessoas entendam que os fungos também provocam benefícios,o que faz mudar a associação dos fungos à doenças.Por isso que é importante o estudo do reino fungi,para que todos possam emitir opiniões à respeito desse reino com fundamentos verídicos.

    ALUNO:LUANDSON BARBOSA ALVES
    SÉRIE:2°09

    ResponderExcluir
  4. Dessa forma vemos que os fungos não são somente prejudiais a saúde do homem . O Blog está de parabéns pela sua simplicidade ao explicar o assunto .

    CAIQUE AUGUSTO VICENTE BASTOS
    2º 09

    ResponderExcluir
  5. A primeira vista, os fungos são pouco interessantes, por causa das doenças, mas eles contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica do nosso planeta e estão presentes, de mil formas, no nosso cotidiano.

    João Marcos de Almeida Ribeiro 2º9

    ResponderExcluir
  6. Ótimo tópico, pois entendemos que os fungos são importantes para a humanidade e úteis para a natureza. Muita gente acha que os fungos só causam doenças, e nem imagina que ate para produção de alimentos e bebidas eles servem. Com esse texto percebemos sua utilidade.
    Barbara Flavianne 2°09

    ResponderExcluir
  7. No nosso dia a dia, existe alguma receita que eu possa utilizar em minha casa, utilizando algum tipo de fungo?

    ResponderExcluir